quarta-feira, 14 de março de 2012

Proibido parar, estacionar! Não estacione nem por um minuto! Sujeito a guincho...

Há muito tempo atrás, bastava o motorista observar uma leve inclinação na calçada no mesmo limite de um portão para ele entender que ali certamente teria uma garagem e sendo assim, ele não poderia jamais estacionar. E mesmo que alguém estacionasse o carro em uma garagem, a gentileza, cortesia e camaradagem típica da época da inocência evitava qualquer conflito. Claro que existiam as exceções.

O que se viu nos últimos dez anos foi muita gente comprando seu veículo – carro ou moto – e mais gente ainda reservando uma parte da sua casa para guardá-lo. Isso é bom! Talvez seja sinal que o poder aquisitivo das pessoas melhorou. Mas as cidades ficaram entupidas de carros, motos, ônibus e toda a sorte de veículos indo, vindo e estacionando. Ou melhor, precisando estacionar.

A pressa e a falta educação nesse tão aclamado mundo moderno mudou as pessoas. Mudou e cegou! Muitos motoristas simplesmente não conseguem evitar de estacionar em uma garagem e muito menos enxergar e distinguir uma.

Assim, para evitar que a garagem seja barrada por algum mal educado o que se viu foi uma série de tentativas frustradas de avisar, alertar e até ameaçar o motorista desatento e imprudente. O nome “GARAGEM” no portão foi uma das primeiras. Logo resolveu-se pintar a placa de “PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR” ou para ficar mais claro usar a própria mensagem e não o símbolo.

É uma garagem! Todos sabem que é proibido estacionar! Ah, mas alguns com a desculpa da pressa podem pensar: mas é só por um minutinho! Então, melhoraram o aviso: “NEM POR UM MINUTO!”

Para evitar de ter o seu carro impedido de sair, o dono de garagem logo precisou ser mais incisivo e em tom ameaçador complementou a frase para não estacionar com: “SUJEITO A GUINGHO!” Não adiantou!

Já e possível ver algumas calçadas de garagem pintadas com faixas amarelas e mesmo assim ainda existem motoristas bizonhos que estacionam.

A época da inocência acabou. O mundo mudou e não há mais aquela gentileza, cortesia e camaradagem pra lidar com esse assunto. Muitos já saíram até na porrada pra fazer o idiota de um motorista entender o óbvio. Nem secando os pneus do carro dele é uma garantia de que não vai mais acontecer. Pode arranhar o carro, deixar recado no para-brisa com xingamentos, quebrar o vidro, furar os bancos, jogar cocô de gato na trava da porta, ácido na pintura, juntar alguns amigos e virar o carro, explodir o carro com uma granada e não vai adiantar! O elemento vai fazer de novo.

Algumas coisas são tão óbvias que nem o mais ignorante dos ignorantes pode perceber. É só olhar a inclinação da calçada e o formato do portão!

Um comentário:

  1. Gostei primo do seu blog, como você disse é técnico mesmo, porém muito interessante para os amantes da área. Abraços!

    ResponderExcluir