sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Setembro de 2008: V Beljungle

Sempre é bom ir a Belém. Sempre é bom está em Belém. Agora, ir a essa cidade maravilhosa participar de um evento de tecnologia é uma empolgação a mais. Sempre me impressiono com a atenção e o interesse das pessoas (profissionais, estudantes ou apenas curiosos) que vão assistir as palestras dos eventos promovidos pelo grupo de usuários Java de Belém – BelJungle.

Dessa vez o já tradicional encontro anual promovido pelo grupo de usuários Java de Belém (BelJungle) não aconteceu junto à Semana Paraense de Informática-SEPAI. O evento aconteceu nas instalações da Faculdade Ideal-FACI e foi muito bem organizado. Certamente já seria um evento de sucesso mas conseguiu ser mais forte ainda pelo fato de Belém ter participado da grande maratona de eventos Java pelo Brasil que ocorreu no mês de Setembro. Vários eventos ocorreram no mesmo mês e este, em Belém, contou com a presença do Maurício Leal, profissional da Sun responsável por toda essa mobilização de usuários Java no Brasil e do Koshuke Kawaguchi, engenheiro sênior também da Sun. Mas também não poderia esquecer das apresentações de trabalhos dos colegas Anderson Soares, Daniel Alencar, Renato Hidaka, Renato Simões e Paulo Igor e outros que ali estiveram e seus nomes estão me faltando na mente agora.

Tenho que deixar um agradecimento especial ao amigos de longa data Renato Simões e Paulo Igor que sempre me recebem muito bem e nunca esquecem de fazer-me o devido convite para esses eventos.















Todas as palestras foram muito interessantes. A maioria das pessoas que se fizeram presente no evento eram estudantes e tenho certeza que conseguiram adquirir muita informação para ajudá-los na vida acadêmica e profissional.

Apresentei um trabalho sobre o LWUIT - Lightweight UI Toolkit. Esse framework foi lançado pela Sun em maio de 2008 no JavaOne e já está despontando como um dos frameworks de maior sucesso para a plataforma mobile. Era tudo o que um desenvolvedor Java ME precisava! Estou utilizando-o em alguns projetos e a cada dia fico mais impressionado com a riqueza de recursos que existe para desenvolver a camada de interfaces de usuário de uma aplicação mobile. Nessa palestra apresentei alguns tópicos básicos sobre esse framework e a seguir, a partir de um exemplo real e de alterações imediatas em partes do código fui apresentando algumas das suas características.

Nenhum comentário:

Postar um comentário