sábado, 15 de maio de 2010

Pomodoro: O tempo é o seu aliado!

Dia 14/05, sexta-feira, eu tinha aula normal com meus alunos de estrutura de dados I (3º período) e estrutura de dados II (4º período) do curso de Sistemas de Informação da FACIMP.
Os outros períodos do curso de S.I. também teriam aula normal, mas eu fiz um convite ao coordenador, prof. Vieira, para dar uma aula diferente. Na verdade eu ofereci a apresentação de uma palestra para todos os alunos sobre um assunto que está em voga na área de tecnologia mas que também poderia ser útil para os mais diversos profissionais e até mesmo para os alunos: Gerenciamento de tempo utilizando a técnica Pomodoro! Prontamente aceita a proposta eu preparei a apresentação e fiquei muito feliz em abordar uma assunto tão importante para um público tão bom e atento. Praticamente todos os alunos do curso estavam mesmo lá.
Um dado interessante é que logo no início eu desafiei os alunos perguntando para eles quem de fato consegue se manter estudando 10 minutos apenas concentrados e dedicados exclusivamente, sem qualquer interrupção. Sem parar para beber água, ler emails, checar twitter, orkut, facebook, google e etc. A resposta? Ninguém! Acredito que todos foram sinceros e me deixaram entender que realmente ninguém conseguia dedicar 10 minutos exclusivos de atenção a uma tarefa: por exemplo estudar o conteúdo de uma disciplina.
Parece assustador mas a verdade é que esse tipo de comportamento é comum nos dias atuais devido a um número enorme de fatores que podem causar interrupções na sua atividade. Uma visita inesperada ou uma ligação de alguém (interrupção externa), ou aquela vontade irresistível de checar emails (interrupção interna) é comum e no final das contas atrapalha no rendimento e na conclusão de atividades porque acabam tirando a atenção daquilo que realmente é importante naquele momento para você: concluir uma tarefa.
A técnica pomodoro pode ajudar você a se disciplinar e ganhar tempo, diminuindo cada vez mais as interrupções e aumentando a concentração e a dedição na sua tarefa mantendo o seu foco.
Usar pomodoro é simples! Até porque seria meio paradoxal um técnica de gerenciamento de tempo exigir ferramentas, mudança radical e imediato de hábito e...mais tempo para aprendê-la! Não funciona, tem que ser simples! O tempo tem que ser dedicado a sua tarefa e não adicionando mais complexidade ainda naquilo que você precisa fazer.
Estou deixando a palestra disponível no slideshare para quem tiver interesse. Também no site http://www.pomodorotechnique.com existe muita mais informações sobre essa técnica. Eu convidaria a voçê que tem dificuldade em concentração e dedicação nas suas tarefas e que reconhece que é frequentemente interrompido e aceita prontamente essas interrupções tornando o tempo para finalizar a tarefa ainda mais longo. Venha conhecer e fazer pomodoros!

2 comentários:

  1. eii vc colocou erradoO.. ESTRUTURAS DE DADOS I é no terceiro periodo, e ESTRUTURAS II é no quarto ...rsr

    até aki eu te corrigindO
    kakakaka

    ResponderExcluir