quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

BelJungle VI: Mais um Importante Evento!

Aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro a 6ªEdição do BelJungle juntamente com Sun Tech Day Edição 2009 beljungle.blogspot.com. O evento é organizado pelo Grupo de Usuários Java de Belém (belJUG) e como sempre impressiona com a dedicação e capricho dos organizadores.

Novamente uma valorosa oportunidade para networking! Na minha opinião, umas das maiores vantagens de participar de um evento como esse é a oportunidade de conhecer profissionais, atuantes na área, e seus projetos. Assim vai se formando um círculo de amizade que por incrível que pareça tende a se tornar mais forte ainda através da internet. Assim fiz e assim conheci e tenho grandes amigos formados em eventos anteriores. Só pra lembrar de alguns: Renato Simões, Paulo Igo, Edgar, Samuel e muitos outros que já vou me desculpando por não relacionar.

Já em Belém, fui convidado pelo Renato para ir pegar o Sang Shin - arquiteto da Sun - no aeroporto e não demorou muito para decidirmos almoçar nas Docas. Na ocasião lembramos de um BelJungle que ocorreu ali mesmo naquele lugar maravilhoso. O Sr. Sang é um cara muito aberto e receptivo. A palestra desse coreano foi também muito interessante e providencial: Java EE 6: Next Generation Enterprise Application Platform.

Estava lembrando que no evento do ano passado tive uma conversa inicial com o Marcos Vinícius - outro grande parceiro - sobre a sua atividade como coordenador da FabSoft mas, após isso, simplesmente perdi o contato. Agora mais recentemente através da iniciativa de alguns alunos do 2º período do custo de S.I. da Facimp, aqui em Imperatriz-MA, foi criada uma revista especializada. A primeira edição já está pronta e somente sairá em fevereiro logo no reinício das aulas. Pois bem, aproveitei o momento e fiz uma entrevista como Marcos e dois alunos, o Ewertton e Yuri, sobre a FabSoft. Consegui um material realmente interessante para a próxima edição da revista. Já deixo aqui o meu agradecimento pelo tempo disponibilizado pelo pessoal da FabSoft.

Estava lendo o texto do Edgar na pagína principal do beljungle.blogspot.com e atentei para um detalhe interessante. Eu perdi apenas a primeira edição do BelJungle!!! Fui me certificar no meu CV e confirmei que realmente desde 2005 que insisto em participar desse evento e me manifesto para ir a Belém! E deixo aqui o meu agradecimento a todos pela forma como sou recebido em Belém e afirmo com muito orgulho que todas essas experiências nos BelJungle's contribuiram e fazem parte da minha vida profissional.

Desta vez, apresentei uma palestra sobre o projeto Tranqueira. Uma aplicação mobile, baseada no framework LWUIT, desenvolvida para ajudar a gerenciar os costumeiros empréstimos de pequenas coisas que fazemos para amigos. Daí o nome :) Ela está hospedada no www.java.net no endereço: tranqueira.dev.java.net

Uma novidade esse ano, gostei muito da informalidade gerada pela idéia do Boteco Java. Foi uma experiência muito diferente aproximar todos, palestrantes e platéia, num mesmo nível para uma discussão aberta. Eu observei que até mesmo pessoas que até então não tinham se manifestando fazendo perguntas em uma ou outra palestra, de repente, estavam lá, levantando e discutindo temas. Essa idéia certamente será copiada em vários outros eventos!

Eu consegui assistir quase todas as palestras e achei todas muito interessantes e de altíssimo nível. Altíssimo nível porém explanada de forma simples e coerente para a platéia.

Um agradecimento especial a Pâmela, Ricardo, Daniel, Ewertton, Yury, Marcos, Samuel, Paulo, Renato (são os nomes que lembro mas tem muito mais gente envolvida) pela receptividade e pelo trabalho desenvolvido. Já na saída mais networking e no final de tudo um bate papo bem alto nível com os novos amigos Calex e Luís! Valeu pessoal!

É um evento de tecnologia? Sim, um evento absolutamente técnico. Mas, é um evento composto e dependente de pessoas e público! As conversas sobre idéias, projetos, dicas e macetes de programação Java seriam meros devaneios se não fossem despejados via diálogo! Diálogo entre pessoas! Portanto, é um evento social também! Essa é a grande sacada de um evento de tecnologia! Tecnologia e sociabilidade! Participando de um evento como esse você aprende ou aperfeiçoa técnicas mas principalmente você se apresenta ao ambiente social que mantêm tudo isso vivo, se apresenta ao mercado. Portanto, considerem de verdade o valor social de tudo isso porque é real!

6 comentários:

  1. Elói, fico muito feliz com seu Feedback e disposição para participar do nosso evento. É essa força de vontade que está faltando na nossa comunidade, mas estamos sempre na batalha tentando levar a tecnologia a todos.
    Fica aqui meu sempre "obrigado" por sua contribuição fiel e frequente ao nosso evento.

    []s amigo!

    Renato Simões

    ResponderExcluir
  2. Elói, assim como o Renato, fico muito feliz com um feedback tão positivo sobre o evento.
    Acho simplesmente fantástica sua disponibilidade nos eventos que temos e espero que sempre possamos contar com você e com pessoas como você.
    Um abraço!
    Cândido Areas

    ResponderExcluir
  3. É impressionante que em um curto espaço de tempo, conhecemos pessoas que têm os mesmos ideais como a socialização da informação, parece que já conhecemos a um bom tempo.

    Satisfação em conhecer você Eloi. E espero que possamos organizar algum evento no Maranhão, ano que vem.

    Saúde e sucesso pra você!

    Luiz Sanches.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elói, meus parabéns pelo post, e por todo esforço que fazer para divulgar conhecimento, cultura sem fronteiras, dedicando-se e na medida certa, e vivendo o possível.

    Espero ter sua companhia mais vezes, para podermos conversar e trocar experiências. :) Um prazer reconhece-lo. Eis a prova... foto do meu notebook e de você no FISL 9.0 http://picasaweb.google.com/luizgrsanches/9ForumInternacionalDeSoftwareLivre#5331636307423626482 :D

    Abraços!

    Calex

    ResponderExcluir
  5. Grande Eloi!

    Meu amigo, mais uma vêz sua garra e sua competência são evidenciados em ações como essa!

    Abs Bro!

    Manoel Pimentel

    ResponderExcluir
  6. Que surpresa tamanho reconhecimento! Obrigado de verdade aos meus colegas de Belém. Valeu Cândido, Renato, Luiz, Calex, Manoel, Pigor e muito outros dessa boa terra. Fala Manoel! Esse ano a gente não se encontrou em nenhum evento!!! Mas, 2010 está ai batendo a porta e vamos em frente...

    ResponderExcluir